O Barbaresco e o Barolo de Go Wine

Go Wine Roma 2025 - Barolo, Barbaresco & Roero


Relato as vinícolas e os vinhos degustados por mim na Go Wine Barolo, Barbaresco & Roero de 2025 em Roma. Comecei a degustação com Barolo Le Coste di Monforte 2020 de Silvano Bolmida, porque já conhecia o Bussia Vigna dei Fantini e sei que a vinícola adota a viticultura de baixo impacto ambiental.


Silvano Bolmida é um artista do terroir em Monforte d’Alba, possui cerca de 7 hectares de vinhedos com foco em baixos rendimentos, maturação precisa e vinificação que expressa a identidade do vinhedo.

Barolo Le Coste di Monforte DOCG 2020: MGA de Monforte d’Alba. Longevo, estruturado, equilibrado.

Terreno rico em argila e silte com presença de areias branco-acinzentadas em um total de 0,8 ha. Exposição sudeste.


A vinícola Adriano Marco e Vittorio está situada em San Rocco Seno d’Elvio. A família começou a vinificação no início do século XX com Giuseppe, que cultivava vinhedos como meeiro, e foi sucedida pelo filho Aldo. Os netos Marco e Vittorio deram continuidade ao trabalho, ampliando a propriedade e lançando o primeiro vinho com o rótulo Adriano em 1994. Hoje a vinícola possui cerca de 30 hectares de vinhedos com a agricultura sustentável e é membro da associação de produtores FIVI (vignaioli independenti).

Barbaresco DOCG Basarin 2020: MGA de Neive. Acessível, direto e elegante.

Solo de margas de Sant'Agata (estratos margosos com presença de silte e argila). Terreno de 5,2 ha.